3 dicas para te ajudar a reduzir a utilização de plástico

Para que não abusemos e consigamos preservar o nosso planeta, siga estas dicas.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , , ,
Pixabay

Aqui ficam algumas dicas que a equipa da Subscrito segue e que gostaríamos de partilhar com os nossos leitores. Juntos, poderemos tornar o Mundo um lugar melhor e mais feliz.

Reciclagem, um pequeno gesto que poderá fazer a diferença

A reciclagem é algo que já faz parte do dia-a-dia da grande maioria dos portugueses. No entanto, achamos que nunca é demais relembrar o quão importante e necessário é procedermos à separação do lixo. Neste pequeno artigo, focamo-nos na separação do plástico e metal, que deverá ser colocado no contentor amarelo.

Para além desta hipótese, é agora possível trocar garrafas de plástico por vales de desconto. Em 14 lojas Continente, poderá encontrar estes depósitos de embalagens.

Vidro em detrimento do plástico

Para aqueles que não têm um ecoponto perto da sua residência, existe a possibilidade de optar por garrafas de vidro e deixar as garrafas de plástico para trás. Esta escolha pode ser feita em garrafas de água, de azeite e de sumo; frascos de doce e compota, de iogurtes e temperos.

Bambú, porque não?

Com a tomada de consciência por parte da população de todo o Mundo de que é necessário reduzir o plástico, começaram a surgir alternativas mais sustentáveis. Deixamo-lo com alguns exemplos:

A Ecological Kids & Family tem para venda a preços muito acessíveis os seguintes produtos: cotonetes de bambú e algodão; escovas de dentes e respetivos suportes e caixas de transporte; pratos com divisórias e talheres para criança. Para além da loja online, poderá visitar as lojas de Lisboa e do Porto.

Por sua vez, a Alma na Terra é uma loja online onde poderá encontrar produtos de algodão, como toalhitas, e de bambú, como palhinhas. O site tem um separador de partilhas, onde poderá ler não só sobre os produtos, mas também sobre as experiências dos clientes da loja online.

Presentes

Existem muitas alternativas engraçadas que dão bons presentes. Na Ale-Hop Portugal, poderá encotrar artigos para oferecer livres de plástico, tais como: copos de bambú decorados, escovas de cabelo de bambú, garrafas de água de vidro e silicone. Estes são artigos que duram mais do que o plástico e não poluem o nosso planeta como os produtos que contém plástico

Leituras recomendadas

A Subscrito recomendas as seguintes leituras:

  • Viva Verde – 52 passos para uma vida mais sustentável, Jen Chillingsworth;
  • Quente, Plano e Cheio – Porque precisamos de ma revolução verde, Thomas L. Friedman;
  • Pensa Verde – Reduz, reutiliza e recicla e muda o Mundo para melhor, Liz Gogerly e Miguel Sanchez (Ilust.);
  • Vida Lixo Zero, Ana Milhazes.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.