3 reedições de clássicos que não podes deixar de ler

Créditos: Pixabay

Flush – Uma Biografia, de Virginia Woolf

Créditos: DR

Virginia Woolf descreve a vida de Flush, um cocker spaniel, pertencente à linhagem mais nobre. Para além de ser o que chamamos de um bom cão, Flush tem a capacidade de perceber as emoções humanas. A sua dona é a poetisa inglesa Elizabeth Barrett, sentindo por ela um amor incondicional.

A partir da correspondência de Elizabeth Barrett Browning, Woolf escreve a biografia de Flush, dando a conhecer uma história de grande ternura, mas também de ciúme. Ao longo do livro, percebemos que Flush passará grande parte do tempo no quarto calmo da sua dona, mas também conhecerá as movimentadas ruas de Londres.

A edição da Livros do Brasil conta com as ilustraçõesde Iratxe López de Munáin, que dão vida a esta história tão original.

A Aldeia de Stepantchikovo e os Seus Habitantes, de Fiódor Dostoiévski

Créditos: DR

Escrito originalmente em 1859, este romance cómico é considerado uma das grandes obras-primas de Dostoiévski. Devido à forma como o autor trabalhou os diálogos, esta obra é adaptável ao teatro. A ação toma lugar numa propriedade rural do interior da Rússia. Fomá Opísskin é «um homem medíocre e frustrado que alimenta sonhos de grandeza e se comporta como um verdadeiro tirano em relação ao seu benfeitor».

Tal como os restantes títulos que integram esta coleção da Editorial Presença, o romance é uma tradução direta do russo, da autoria de Nina Guerra e Filipe Guerra.

Homenagem à Catalunha, de George Orwell

Créditos: DR

Neste livro, Orwell descreve o golpe de estado nacionalista em Espanha, que vários grupos revolucionários tentaram travar. A partir de 1936, o autor junta-se às forças republicanas que lutavam na Guerra Civil de Espanha, deixando escrito as suas memórias desta experiência.

Este é um «texto repleto de paixão e clareza, de denúncia de cinismos e traições mas também de esperança, mostrou-se incómodo para alguns e excecionalmente revelador para outros».

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.