“A Menina que Queria Salvar os Livros” de Klaus Hagerup

Klaus Hagerup conta uma história lindíssima sobre a importância dos livros. A história é ainda acompanhada por ilustrações maravilhosas da autoria de Lisa Aisato.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , ,
Créditos: DR

A Anna e uma menina de 10 anos que adora ler. A grande maioria do seu tempo livre é passado na biblioteca, tal é a sua paixão pelos livros. Tudo corre bem até que um dia a Sr.ª Monsen, a sua amiga bibliotecária, conta algo arrepiante: os livros que ninguém quer ler são destruídos.

Ao longo da história percebemos que apenas Anna poderá evitar esta tragédia. O que seria de todos nós se perdêssemos o acesso a todos os mundos fantásticos que os livros nos proporcionam?

Esta história poderosa é acompanhada por ilustrações que adotam uma tonalidade mais escura, mas rapidamente o dourado toma o seu lugar quando Anna descobre uma forma de salvar os livros que não são lidos de serem destruídos.

Personagens encantadoras e que adoram livros tanto quanto Anna também contribuem para que a história fique gravada na nossa memória. É o caso de Milton Berg, o senhor encarregado de destruir todos os livros que ninguém lê e, por isso, é a personagem mais infeliz. No entanto, Milton Berg é também quem esconde um segredo que levará a um final muito feliz.

A Subscrito não aconselha este livro apenas para crianças. Este é mais do que um mero livro: é uma lição de vida que qualquer um deveria ficar a conhecer, quer goste tanto de livros como a nossa Anna quer não.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.