Abdulrazak Gurnah é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura

Abdulrazak Gurnah nasceu em Zanzibar, Tanzania, mas foi no Reino Unido que se fez escritor.

Publicado em Categorizado como Prémio Nobel Etiquetas: , ,
nobelprize.org

A Academia Sueca anunciou esta quinta-feira, 7 de outubro, o grande vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021. Abdulrazak Gurnah vive no Reino Unido e desde 2012 que não se atribui este prémio a um autor não europeu ou norte-americano.

Apesar de o escritor e romancista ter nascido na ilha de Zanzibar, em 1948, foi no Reino Unido que mostrou o seu talento para a escrita, em 1960, quando lá chegou enquanto refugiado.

O autor de 73 anos assinou já dez livros e, entre eles, estão os títulos Paradise (1994), Desertion (2005) ou By the Sea (2001). Foi também professor de Inglês, na Universidade de Kent, e, para já, ainda nenhuma das suas obras está traduzida para o português.

Por Rúben Henriques

Licenciado em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Rúben Henriques tem também uma pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em alguns órgãos de comunicação social e, atualmente, é livreiro numa grande cadeia nacional.