As melhores personagens femininas na literatura

Aqui ficam algumas das nossas personagens femininas favoritas. Vindas diretamente do mundo literário, estas personagens têm muito para nos ensinar.

Elizabeth Bennet

Créditos: DR

Elizabeth Bennet é das personagens mais famosas de Jane Austen, sendo a protagonista de “Orgulho e Preconceito“, bem conhecida devido ao seu espírito livre e independente. Na adaptação cinematográfica de 2006, de Joe Wright, a personagem é interpretada por Keira Knightley.

Matilda Wormwood

Créditos: DR

Matilda, a personagem que dá nome à obra de Roald Dahl, tem muita para nos ensinar: inteligência e independência são as maiores virtudes que alguém pode ter, mas o que tem valor é a forma como adquirimos estas qualidades. Matilda ensina-nos que os livros têm muito para nos ensinar.

A adaptação para o grande ecrã aconteceu em 1996, sendo um filme de Danny DeVito. A personagem foi interpretada pela atriz Mara Wilson.

Jane Eyre

Créditos: DR

Mais uma grande personagem de uma autora britânia, Charlotte Brontë, que oferece ao leitor uma heroína de espírito apaixonado. Ao longo do romance vemos a personagem a travar uma luta interior, tentando manter-se fiel aos seus ideias e a si própria.

Em 2011, o filme estreou com Mia Wasikowska no papel principal e com a direção de Cary Joji Fukunaga.

Hermione Granger

Créditos: DR

J. K. Rowling criou umas das personagens femininas mais destemidas, corajosas e inteligentes. Hermione Granger por diversas ocasiões utilizou os seus conhecimentos académicos para salvar os seus melhores amigos e nunca perdeu a coragem quando necessária para lutar. De todos os 7 livros da saga, esta é uma das personagens mais amadas pelos leitores.

Nas adaptações cinematográficas, Emma Watson é a atriz que dá vida a esta personagem, que nos ensina o que é a amizade e que o amor pelo conhecimento e pelos livros não é uma fraqueza, pelo contrário.

Jo March

Créditos: DR

Uma das personagens mais icónicas de “Mulherzinhas“, de Louise May Alcot, é Jo March, uma rapariga impulsiva, amiga da sua família e extremamente criativa. No filme de 2019, a personagem é interpretada por Saoirse Ronan que brilhantemente passa a mensagem que, no livro, Jo March nos tenta ensinar: nunca devemos desistir dos nossos sonhos.