As melhores personagens femininas na literatura

Aqui ficam algumas das nossas personagens femininas favoritas. Vindas diretamente do mundo literário, estas personagens têm muito para nos ensinar.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , ,
Créditos: Pixabay

Elizabeth Bennet

Créditos: DR

Elizabeth Bennet é das personagens mais famosas de Jane Austen, sendo a protagonista de “Orgulho e Preconceito“, bem conhecida devido ao seu espírito livre e independente. Na adaptação cinematográfica de 2006, de Joe Wright, a personagem é interpretada por Keira Knightley.

Matilda Wormwood

Créditos: DR

Matilda, a personagem que dá nome à obra de Roald Dahl, tem muita para nos ensinar: inteligência e independência são as maiores virtudes que alguém pode ter, mas o que tem valor é a forma como adquirimos estas qualidades. Matilda ensina-nos que os livros têm muito para nos ensinar.

A adaptação para o grande ecrã aconteceu em 1996, sendo um filme de Danny DeVito. A personagem foi interpretada pela atriz Mara Wilson.

Jane Eyre

Créditos: DR

Mais uma grande personagem de uma autora britânia, Charlotte Brontë, que oferece ao leitor uma heroína de espírito apaixonado. Ao longo do romance vemos a personagem a travar uma luta interior, tentando manter-se fiel aos seus ideias e a si própria.

Em 2011, o filme estreou com Mia Wasikowska no papel principal e com a direção de Cary Joji Fukunaga.

Hermione Granger

Créditos: DR

J. K. Rowling criou umas das personagens femininas mais destemidas, corajosas e inteligentes. Hermione Granger por diversas ocasiões utilizou os seus conhecimentos académicos para salvar os seus melhores amigos e nunca perdeu a coragem quando necessária para lutar. De todos os 7 livros da saga, esta é uma das personagens mais amadas pelos leitores.

Nas adaptações cinematográficas, Emma Watson é a atriz que dá vida a esta personagem, que nos ensina o que é a amizade e que o amor pelo conhecimento e pelos livros não é uma fraqueza, pelo contrário.

Jo March

Créditos: DR

Uma das personagens mais icónicas de “Mulherzinhas“, de Louise May Alcot, é Jo March, uma rapariga impulsiva, amiga da sua família e extremamente criativa. No filme de 2019, a personagem é interpretada por Saoirse Ronan que brilhantemente passa a mensagem que, no livro, Jo March nos tenta ensinar: nunca devemos desistir dos nossos sonhos.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.