Os benefícios de ler antes de dormir

Ler antes de dormir reduz o stresse, melhora a qualidade do sono e a saúde mental. Mas há mais vantagens.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , ,
Créditos: Pixabay

Vários estudos mostram que pegar num livro e ler algumas páginas antes de dormir reduz os níveis de stress, ajuda a melhorar o nosso humor e proporciona-nos uma boa noite de sono. Mostramos-te aqui os benefícios da leitura antes da hora de deitar. É hora de cuidarmos de nós!

Reduz o stresse

De acordo com um estudo da Universidade de Sussex, Inglaterra, o ato da leitura reduz os níveis de stresse até cerca de 68% num adulto. A leitura torna-se mais benéfica do que ouvir música, beber chá ou fazer uma caminhada.

Ao que parece, com a leitura não só o corpo relaxa, como também a mente de quem lê. Curiosamente, este efeito parece ter maior eficácia quando o leitor pega num livro antes dormir.

Ajuda a dormir melhor

Um inquérito, que abordou mais de mil indivíduos, concluiu que quem lê antes de dormir consegue dormir cerca de uma hora e 37 minutos a mais do que aqueles que não leem. Mais de três quartos dos questionados confessaram que, quando não pegam num livro antes de dormir, sentem dificuldade em relaxar e adormecer, muitos deles acordando várias vezes ao longo da noite.

Desenvolve a criatividade

Uma psicóloga que estuda os efeitos da leitura na criatividade de quem lê, concluiu que ler antes de deitar ajuda a associações de vocabulário, conhecimento geral e habilidades verbais, uma vez que os livros ajudam ao desenvolvimento da comunicação seja ela escrita ou oral. Para além disso, os livros ajudam-nos a imaginar e sonhar, despertando a criatividade na mente de quem lê, não só para a escrita como para outras áreas em que seja importante ter uma boa capacidade para criar.

Fonte de empatia

Investigadores da The New School, Nova Iorque, descobriram evidências de que a literatura de ficção melhora a capacidade do leitor para entender o que o outro sente e pensa. O leitor é então como que treinado, através da leitura, para ler as chamadas “entrelinhas”, pois fica mais alerta para identificar sinais no outro que necessitem de um maior esforço de interpretação.

Ajuda à atividade cerebral

Investigações no campo da neurociência levam a crer que a leitura sustentada ajuda o cérebro a a ser mais focado, bem como a pensar cuidadosamente sobre problemas ou situações complexas. Quem lê com frequência tem, portanto, uma maior capacidade de concentração, independentemente do ambiente que o rodeia e da situação que enfrenta.

Melhora a nossa saúde mental

Em 2013, um estudo, que teve como amostra 96 pacientes que sofriam de depressões leves, concluiu que aqueles que leem viram os seus sintomas a melhorar. Em contrapartida, aqueles que não receberam “biblioterapia” como tratamento não notaram qualquer alteração nos sintomas.

Campanha «Read To Sleep»

A editora e livraria Penguin Random House iniciou uma campanha de sensibilização para a importância da leitura. No site oficial, é possível encontrar as melhores recomendações e inspirações literárias para todos os gostos.

Através desta campanha, a Penguin Random House pretende, igualmente, fazer com que os livros cheguem a mais pessoas e tornar a situação que enfrentamos um pouco mais fácil.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.