Bjørnstjerne Bjørnson, o primeiro poeta a ser laureado com um Nobel

Créditos: Arquivo da Fundação Nobel

O escritor norueguês nasceu em Kuikne, a 08 de dezembro de 1832, tendo sido considerado um dos quatro grandes escritores da Noruega, juntamente com nomes como Henrik Ibsen, Jonas Lie e Alexander Kielland. Sendo um grande crente e defensor da cultura nacional norueguesa, da paz e da justiça internacionais, foi também um grande defensor das minorias oprimidas.

Os seus escritos de poesia, lírica e teatro valeram-lhe o Nobel da Literatura em 1903, sendo divulgada a motivação do prémio, pela Fundação Nobel:

“as a tribute to his noble, magnificent and versatile poetry, which has always been distinguished by both the freshness of its inspiration and the rare purity of its spirit. “

Site oficial dos Prémios Nobel: https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1903/bjornson/facts/

Para além de escritor de poesia e teatro, foi também crítico literário e assumiu o cargo de diretor de teatro em Bergen e Oslo. Tornou-se também ativo politicamente enquanto jornalista e a sua versão musical do poema «Ja, vi elsker dette landet» tornou-se o hino nacional da Noruega. Embora nenhuma das suas obras esteja traduzida para português, é possível adquirir as suas obras traduzidas para o inglês.

Aos 78 anos, Bjørnstjerne Bjørnson morre em Paris, a 26 de abril de 1910, sete anos depois de ter sido laureado com o Nobel da Literatura.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.