“As Moscas de Outono” de Irène Némirovsky

Publicado em Categorizado como Novidades

Através da história de Tatiana Ivanovna, ficamos a conhecer a família Karine e a decadência que a envolve. Acompanhamos os Karine desde a época de abundância e riqueza até aos dias vividos a custo num apartamento em Paris, após se verem obrigados a fugir à Revolução Russa.

Tatiana, a servente, fica na Rússia para cumprir o seu dever: tomar conta da propriedade da família e dos seus bens. Porém, o dever acaba por lhe impor que atravesse o país pelo próprio pé para se juntar aos seus amos.

Contudo, e contrariamente à família Karine, Tatiana Ivanovna é determinada em não querer mudar e não deixa que se esqueça do passado.

Em apenas 88 páginas, a autora retrata as dificuldades que a nobreza russa foi obrigada a ultrapassar, exilando-se devido à revolução. Assim, muito é dito em poucas palavras e o leitor consegue perceber as subtis notas biográficas deixadas pela autora, através da evocação da sua juventude.

Não retiramos apenas desta obra pequenas lições sobre a história russa. Aprendemos também que cada ser humano tem a capacidade de se adaptar a cada situação de uma forma extraordinária.