Dia Mundial da TV. 9 livros de personalidades da caixinha mágica

Este domingo, 21 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Televisão. A Subscrito não quis deixar a data passar em branco e, por isso, fez uma lista com os livros de personalidades da caixinha mágica.

Desde atores, passando por apresentadores até verdadeiros autodidatas do meio audiovisual em Portugal. Não deixámos ninguém de parte e fizemos uma seleção bastante eclética.

Por mais diferenças que tenham entre eles, o que une estes nove autores é o gosto pela escrita. São obras de memórias, ficção e até auto-ajuda. Eis os títulos escolhidos pela Subscrito.

Encontrei o Amor onde menos esperava

O romance Encontrei o Amor onde menos esperava é uma obra da apresentadora Fátima Lopes. O título foi editado pela Planeta e chegou às bancas em 2021.


Adolescer é fácil #só que não

O título Adolescer é fácil #só que não é da autoria da apresentadora Catarina Furtado. Uma edição da Porto Editora que chegou às livrarias em 2019.


As receitas cá de casa

As receitas cá de casa é um dos livros de receitas do apresentador Manuel Luís Goucha. O título é editado pela Porto Editora e chegou às livrarias em 2015.


O Avesso do Direto

O Avesso do Direto é o livro de memórias da apresentadora Teresa Guilherme, no qual conta as suas recordações na caixinha mágica. A obra faz parte do catálogo da Contraponto Editores e chegou às bancas em 2020.


O Jardim dos Animais com Alma

O Jardim dos Animais com Alma é mais um dos sucessos do jornalista da RTP, José Rodrigues dos Santos. O título pertence à Gradiva, que o lançou em outubro deste ano.


Separados de Fresco

Depois do podcast, Ana Garcia Martins e David Cristina lançam o livro Separados de Fresco. Pertencente à Contraponto Editores, o título chegou às livrarias em novembro deste ano.


Pra Cima de Puta

Cristina Ferreira lançou o livro Pra Cima de Puta em 2020. É uma edição da Contraponto Editores.


Casa

Casa é o último livro de Gustavo Santos. Editado pela Pergaminho, a obra chegou às bancas em 2021.


Pensamentos de uma Mente Inquieta

Pensamentos de uma Mente Inquieta é uma obra da atriz Mariana Monteiro. A edição ficou a cargo da chancela Manuscrito, do Grupo Presença. Chegou às bancas em outubro deste ano.

Por Rúben Henriques

Licenciado em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Rúben Henriques tem também uma pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em alguns órgãos de comunicação social e, atualmente, é livreiro numa grande cadeia nacional.