Dicas úteis para poupar água e os melhores livros para manter a rotina

Saiba que dicas deve ter em conta para poupar água e quais os melhores livros que o podem ajudar.

Muito se escreve e fala sobre sustentabilidade, mas o que é certo é que muitos de nós não cumprimos com os princípios básicos que podem ajudar a salvar o planeta e a garantir recursos para um futuro mais saudável, de todos nós e, em especial, do planeta que habitamos.

Por isso, a Subscrito fez não só um guia com as regras básicas para poupar água, por onde todos devemos começar se queremos ser mais sustentáveis, como também lhe sugerimos quais os livros que se podem revelar uma verdadeira ajuda na hora em que podemos escolher não desperdiçar água.

Em Portugal, os dados dizem que cerca de 3 100 milhões de metros cúbicos de água são desperdiçados todos os anos.  É cerca de 41% da procura total de água, havendo um maior desperdício no sector da agricultura.

Assim, há pequenos hábitos que todos podemos mudar e começar a poupar água a partir deste momento. A primeira dica, e talvez aquela em que mais água podemos preservar, é fechar a torneira quando lavamos os dentes.

Mas também o podemos fazer quando tomamos banho, perdão, um duche. É que encher a banheira para tomar um banho de imersão gasta muito mais água. Se pensarmos que uma torneira aberta gasta cerca de dez litros por minutos, então é mais fácil pensar no desperdício. Por isso, prefira sempre o duche ao banho de imersão.

Mas as dicas de poupança não se restringem apenas à higiene pessoal, também na hora de cozinhar o podemos fazer. Utilize sempre apenas a água necessária para cozinhar os brócolos para o jantar.

Mas pense que, se achar que está a desperdiçar água, tente guardá-la para utilizar mais tarde. Pode regar as plantas da varanda ou do jardim com a água de cozer a couve, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, podemos poupar muitos litros de água quando lavamos a roupa na máquina de lavar. Basta apenas que o faça menos vezes, por isso junte o maior número de peças de roupa e coloque-as na máquina até que não caibam mais.

Agora já sabe, sempre que quiser recordar as dicas básicas para poupar água e, quem sabe, alguns euros na fatura, basta abrir este artigo. Ou então adquirir um destes livros, que são os melhores guias para começar já a poupar.

Veja o vídeo para saber os livros que lhe recomendamos.