Introdução ao romance

A Subscrito dá a conhecer os benefícios da leitura de romances para todas as idades.

1. Imaginação

A leitura de romances permite o leitor usar a imaginação na medida em que tenta visualizar os eventos e as personagens da história, tendo sempre em conta a informação que o escritor fornece.

2. Emoções

A arte da escrita não se prende apenas com o facto de a história prender, ou não, a atenção de quem a lê. Os melhores romances são aqueles que levam o leitor a sentir emoções, em especial aquelas com as quais se identifica.

3. Conhecimento

Por norma, os romances centram-se em retratar pessoas e acontecimentos que poderiam ser reais. Assim, a leitura deste género literário aumenta o conhecimento e a compreensão do leitor no que diz repeito a pessoas e à forma como se relacionam com os outros e o mundo que os rodeia.

4. Descoberta

Muitas vezes, lemos um livro e damos por nós a fazer exercícios de introspetiva. Os romances têm esse maravilhoso poder: ajudam o leitor a entrar em contato com um lado seu que desconhecia até então. O leitor faz, assim, uma viagem de autodescoberta.

5. Aprender

A maioria dos romances atingem o seu clímax quando a personagem principal comente um erro. Nas páginas que se seguem, a personagem tenta remendar o erro que cometeu, geralmente levando a um desfecho feliz. Se lermos com atenção, poderemos aprender com os erros das nossas personagens favoritas.

6. Confiança

O mundo dos livros leva o leitor a viajar por mundos fantásticos e a conhecer personagens extraordinárias. Os livros têm o poder de nos ajudarem a termos mais confiança em nós e no mundo que nos rodeia.