Lições de vida que aprendemos com os livros

Os livros têm poderes mágicos, em especial sabem como maravilhar e encantar quem os lê. Todos os livros, cada um à sua maneira, ensinam-nos coisas que podemos levar connosco para a vida.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , , , ,
Créditos: Pixabay

1. Aprender não tem de ser caro

São muitas as pessoas que acreditam que a melhor educação é a mais cara. Assim, o seu percurso académico passa por colégios e faculdades privadas ditas de “renome”. Contudo, um bom livro pode ensinar-nos muito mais sem custar uma fortuna.

Para além disso, e para aqueles que gostam realmente de livros, haverá maior prazer do que aprender através da leitura?!

2. O valor de viver no momento

As novas tecnologias têm evoluído dando origem as produtos extraordinários. Para além de serem ferramentas de trabalho e estudo, poderemos utilizá-las para passarmos um tempo agradável. Com exemplos temos os computadores e os telemóveis: não só nos auxiliam no trabalho e no estudo, como também podemos utilizá-los para escrever, ver um bom filme, ouvir música, jogar, e mais uma dezena de atividades que nos ajudam a passar o tempo.

Existem também as redes sociais que nos roubam todo o tempo livre que temos. Embora sejam uma ferramenta excelente para mantermos o contato com a família e amigos, por vezes podem tornar-se um vício e damos por nós a viver dependentes do mundo digital.

Entram agora em cena os livros: sempre que lemos um livros, somos transportados para o mundo que tem para nos oferecer e, por vezes, perdemo-nos nele. Porém, um bom livro alerta-nos para as diferentes realidades do nosso mundo e poderá ajudar-nos a viver mais no momento.

3. Treinar o foco e a concentração

Todos nós, uns mais e outros menos, passamos por momentos em que sentimos dificuldade de concentração e foco. Ler ajuda-nos a trabalhar a nossa concentração, pois sempre que lemos o nosso cérebro exige que nos concentramos nas mensagens que nos chegam através das páginas de um livro. É também necessário estarmos focados nesta atividade, mais do que ver um filme ou navegar na Internet.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.