Livrarias de Portugal – Bertrand Chiado

A Livraria Bertrand do Chiado situa-se na cidade de Lisboa e é considerada a livraria mais antiga do mundo.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , ,
Créditos: DR

A Livraria Bertrand do Chiado foi distinguida, pelo “Guinness World Records“, em 2011, como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Esta belíssima livraria faz parte da História e da literatura portuguesas, sendo uma paragem obrigatória para aqueles que visitam a cidade de Lisboa, quer sejam amantes de livros quer não.

Desde 1732 que a Bertrand do Chiado tem as suas portas abertas para venda de livros, situando-se na Rua Garrett. No entanto, desde maio de 2017 que inaugurou o Café Bertrand, com entrada pela Rua Anchieta. Com sete salas diferentes dedicadas a diferentes autores nacionais, a primeira em que entramos, através da porta principal, é a sala Aquilino Ribeiro. Dedica-se, assim, uma sala inteira ao escritor onde, em tempos, se refugiava “em leituras e pensamentos”.

Seguem-se as salas José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner Andersen. Todos estes seis escritores, para além de uma sala dedicada a si, têm uma estante onde a sua obra é destacada. Contudo, se o visitante escolher entrar pela porta do Café Bertrand, vai ter à sétima e última sala, esta dedicada ao poeta Fernando Pessoa. Aqui, deparamo-nos com um mural de Tamara Alves dedicado ao escritor.

Vários quadros decoram o corredor principal da Livraria, contando a sua história tão antiga e tão portuguesa. Não só ficamos a conhecer a história da livraria; ficamos a conhecer, igualmente, um pouco da história da cidade. E assim não só portugueses visitam esta livraria tão emblemática, como também é uma paragem obrigatória para turistas estrangeiros.

De acordo com o site oficial Bertrand, a história desta livraria também se prende com o sentido de sobrevivência:

O segredo da riqueza histórica desta livraria está na capacidade de permanência ao longo tempo: não se limitando apenas à venda de livros, acolheu também figuras ilustres da História, do pensamento e da literatura portuguesas. Vivenciou acontecimentos como o terramoto, uma guerra civil, um regicídio, a implantação da República, a unificação da Europa, entre tantos outros.

Site oficial Livraria Bertrand.

Atualmente, a livraria Bertrand expandiu: conta com uma Livraria Online e mais de 58 livrarias físicas espalhadas por todo o país; criou o cartão Leitor Bertrand; inaugurou os Clubes de Leitura que se realizam na própria livraria Bertrand do Chiado, por exemplo.

No início do ano de 2019, a Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida como um Loja com História pela Câmara Municipal de Lisboa. Este é um projeto iniciado em 2015, tendo como objetivo de, “por um lado, preservar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro, dinamizar a atividade comercial”.

A Livraria Bertrand do Chiado já conta com mais de três séculos de história; contemos com mais três a deliciar amantes de livros e a fazer parte da nossa história.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.