Livrarias de Portugal – Ler Devagar

Situada em Lisboa, a Ler Devagar é livraria, biblioteca, galeria de exposições, auditório e muito mais.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , ,
Créditos: DR

A livraria Ler Devagar foi fundada em 1999 no Bairro Alto, Lisboa. Com a sua inauguração, introduziu um novo conceito de livrarias: espaços de encontro, de debate, leitura, manifestações artísticas e ainda de comércio de livros. Assim, a Ler Devagar é considerada, pela imprensa nacional e mundial, “como uma das mais completas e melhores livrarias mundiais“. Atualmente, a livraria está instalada na LX Factory, em Alcântara.

Com quatro pisos e mais de 40 mil títulos de livros novos e cerca de 10 mil livros usados, a Ler Devagar abre portas nas novas instalações, em 2009, e acaba por ser considerada uma das 20 livrarias mais belas do mundo. Em 2011, a Ler Devagar junta-se ao projeto da Pensão do Amor e no Cais do Sodré é criada a livraria erótica mais completa de Portugal, contendo cerca de 2 mil títulos de livros usados.

Na Vila de Óbidos, a Ler Devagar promoveu a instalação do que chama uma “cidade do livro”, no ano de 2013: abriram-se então oito livrarias, instaladas em edifícios antigos como igrejas, escolas, mercados, museus e ainda galerias de arte. Dois anos mais tarde, a UNESCO atribuiu à Vila a classificação de Cidade Criativa da Literatura em Portugal, devido ao projeto iniciado pela própria livraria.

A Ler Devagar é, portanto, uma paragem obrigatória não só para os amantes de literatura, mas também para todos aqueles que visitem a cidade de Lisboa. Para além de colocar a LX Factory “no roteiro cultural e turístico da cidade de Lisboa”, esta livraria tão artística é considerada um dos melhores projetos culturais do país.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.