Livrarias de Portugal – Livraria Lello

A Livraria Lello situa-se na cidade do Porto e é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , ,
Créditos: DR

Com mais de um século, a Livraria Lello é um portal que leva os seus visitantes de encontro à literatura, à história e à cultura. Introduzindo a literatura portuguesa ao mundo, os turistas que visitam a livraria apaixonam-se não só pela cidade e por este espaço, mas também pelos autores nacionais.

Os diferentes espaços da livraria proporcionam diferentes experiências para os leitores. Na cave, o leitor encontrará um local dedicado à reflexão e intervenção cultural, que não se faz apenas entre escritores mas sim entre artistas de diversas áreas da cultura e da arte.

Já a sala Gemma foi criada com o intuito de preservar a criação, exibição e preservação de espólio. A sala Gemma é então “dedicada ao culto dos livros”: encontram-se primeiras edições, edições autografadas, livros raros e ainda edições atuais de livros considerados de luxo.

Segue-se um espaço dedicado aos pequenos leitores, onde o mundo da fantasia vai ao encontro do público infantil. Maravilhosamente decorado, este espaço leva os mais jovens a apaixonarem-se pelos livros, pela literatura e pela arte.

Para além da sua beleza inconfundível, a Livraria Lello criou edições exclusivas de alguns clássicos da literatura universal. Vários livros de bolso compõe a “The Collection”; livros infantis ilustrados deram a origem à “The Little Collection”. Com a chegada da pandemia que confinou o mundo em 2020, a Livraria criou a coletânea “Contos da Quarentena” que é composta por uma antologia de contos, resultante de um concurso literário lançado pela própria livraria.

Esta é uma livraria que não pode deixar de ser visitada pelos amantes de literatura, e que promete deixar todos maravilhados com a sua beleza.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.