“O Apelo Selvagem” de Jack London

Uma história sobre instinto e superação.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , ,
Créditos: DR

Jack London conta a história de um cão chamado Buck, o nosso protagonista, que dá por si longe da quinta onde nasceu e cresceu. Agora, Buck tem de enfrentar uma vida dura e perigosa no Alasca, onde é maltratado pelos novos donos.

Quando Buck conhece John Thornton, um humano que aprecia a sua inteligência e nobreza, tonam-se amigos leais e devotos um ao outro. Buck, por diversas vezes, salva a vida de John. Contudo, depois de sofrer tanto às mãos dos humanos e mesmo depois de encontrar um amigo que lhe é fiel, Buck é cada vez mais atraído pelo apelo da floresta.

Publicado há mais de 100 anos, em 1913, este livro é ainda hoje considerado a obra-prima do autor, sendo baseado na vida do próprio Jack London, pois relata as suas ideias sobre a natureza e o instinto de sobrevivência.

Um dos passos mais interessantes no livro diz respeito ao momento em que Buck se rende à sua verdadeira natureza. London escreve: “O Homem e as exigências do Homem já não o prendiam”. O leitor percebe que o autor não se refere apenas aos cães, mas que expressa a sua crença em que a humanidade aparenta estar constantemente em conflito. Porém, estes conflitos fortalecem a natureza do homem e têm vindo a ajudá-lo a sobreviver.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.