Os livros mais bem classificados no Goodreads – Fantástico

Na categoria de romance contam-se com obras de autores como Veronica Roth, Suzanne Collins e Cassandra Clare

Com mais de 90 milhões de membros inscritos na plataforma, a Goodreads conta com mais de 2.3 biliões de livros revistos e classificados. Esta tornou-se numa das primeiras plataformas de pesquisa quando qualquer leitor necessita de recomendações de leitura.

A ficção é um dos géneros literários que mais puxa pela imaginação tanto do escritor como do leitor, em especial o Fantástico. O leitor entra em mundos maravilhosos, perdendo-se nas aventuras das personagens que mais os fascinam.

“Divergente” de Veronica Roth

Créditos: DR

No mundo distópico criado por Roth, acompanhamos a história de Beatrice Prior, uma adolescente que vive numa sociedade dividida em cinco fações. Cada fação cultiva uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Aos 16 anos, todos os jovens participam numa cerimónia anual que ditará a que fação pertencem para o resto das suas vidas.

Beatrice vê-se dividida entre ficar com a sua família ou ser quem realmente é. Esta jovem, após iniciar um processo de iniciação competitivo altera o seu nome para Tris e tenta perceber em quem pode confiar. Tris tem um segredo e quando descobre que um grande conflito pode desencadear a destruição da sociedade perfeita em que vive, talvez consiga salvar aqueles que ama.

A autora desta trilogia fascinante, Veronica Roth, foi considerada a melhor autora pelo Goodreads Choice Awards em 2012 e “Divergente” foi considerado o melhor livro no ano anterior. Os leitores votaram, e o livro é, ainda hoje, um dos mais bem classificados na plataforma Goodreads.

“Os Jogos da Fome” de Suzanne Collins

Créditos: DR

Mais um futuro pós-apocalíptico, desta vez criado pela autora Suzanne Collins. Conhece Katniss Everdeen, uma adolescente que vive numa América do Norte, agora Panem, vê a sua nação a ser governada por um regime totalitário. A partir da Capitólio, os dozes Distritos são governados, tendo de cada um deles fornecer um elemento essencial à sobrevivência de todos. Após uma revolta fracassada, os Distritos viram-se obrigados a assinar um acordo de rendição, e todos os Distritos comprometeram-se em enviar anualmente dois adolescentes para participarem nos Jogos da Fome. Este espetáculo, destinado a entreter a população do Capitólio, consiste em combates mortais. Apenas um sai vitorioso.

No primeiro livro da trilogia, Katniss vê a sua vida em risco ao se oferecer para substituir a sua irmã mais nova, Prim, nos Jogos. Katnisse terá de enfrentar o horror destes Jogos, tendo de escolher constantemente entre a sobrevivência e a solidariedade, a humanidade e a crueldade.

“Anjo Mecânico” de Cassandra Clare

Créditos: DR

Tessa Gray, uma jovem de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir com irmão em Inglaterra. A história tem ação durante o reinado da rainha Vitória e lemos sobre as aventuras que aguardam Tessa no Mundo-à-Parte de Londres. Vampiros e bruxos convivem nas ruas iluminadas a gás, e os Caçadores de Sombras, guerreiros que livram o mundo de demónios, são os únicos que conseguem manter a ordem no meio do caos.

Após ser raptada pelas Irmãs Escuras, Tessa descobre que também pertence a este mundo misterioso, pois possui uma habilidade rara: consegue transformar-se noutra pessoa sempre que quiser. Ao aperceber-se que querem roubar-lhe o poder, Tessa refugia-se no Instituto de Londre, junto dos Caçadores de Sombras. Tessa sente-se agora dividia entre dois amigos: James, de uma beleza frágil capaz e que esconde um segredo, e Will, um rapaz de olhos azuis que mantém todos afastados.

Ao longo das suas investigações, Tessa e os seus novos amigos descobrem uma conspiração que, a ser real, poderá destruir os Caçadores de Sombras. Conseguirão salvar o mundo com a magia mais poderosa, o amor?