Os livros mais bem classificados no Goodreads – Infantil e Juvenil

Para a categoria de infantil e juvenil, contam-se com obras de autores como J. K. Rowling, Angie Thomas e Dr. Seuss.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , , , ,
Créditos: Pixabay

Com mais de 90 milhões de membros inscritos na plataforma, a Goodreads conta com mais de 2.3 biliões de livros revistos e classificados. Esta tornou-se uma das primeiras plataformas de pesquisa quando qualquer leitor necessita de recomendações de leitura.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” de J. K. Rowling

Créditos: DR

Harry Potter é o feiticeiro mais famoso de todos os tempos. É também a personagem mais famosa até hoje da literatura juvenil e a saga de livros mais lida do mundo.

J. K. Rowling escreveu esta saga literária que nos ensina a sonhar e a acreditar que tudo é possível dentro dos livros e da fantasia. Ensina-nos que entre o bem o mal, o bem prevalece sempre; ensina-nos que a família é do que poderemos ter de mais sagrado na nossa vida. Acima de tudo, ensina-nos que existe magia um pouco por todo o lado; nós somos precisamos de aprender a vê-la.

“A Árvore Generosa” de Shel Silverstein

Créditos: DR

Este é um clássico da literatura escrito em 1964, que conta a história de um menino e de uma árvore. Um dos temas abordados é a relação entre o homem e a natureza, em que uma árvore oferece tudo a um menino, que ao tornar-se homem fica egoísta. Ao longo da história vemos esta árvore a continuar a oferecer tudo ao menino, mesmo que isso a leve à destruição, tal é a sua generosidade.

Temas universais são também abordados como a morte e a vida, o tempo, as relações amorosas e de amizade. Em simultâneo, a conjugação da ilustração com a narrativa eleva o livro a nível estético.

“Como o Grinch Roubou o Natal” de Dr. Seuss

Créditos: DR

Grinch é a personagem mais famosa criada por Dr. Seuss. Esta personagem foi imortalizada por Jim Carrey no cinema, mas o livro infantil continua a ser um clássico. Esta é também a personagem que mais odeia o Natal e tudo o que diz respeito a esta quadra.

Assim, o Grinch decide entrar em todas as casas de Vila-Quem e roubar tudo o que se relacione com o Natal de modo a terminar com esta data tão especial. Porém, este plano pode não ter o resultado esperado por Grinch, pois afinal o Natal é muito mais do que decorações bonitas e comida deliciosa.

A obra integra o Plano Nacional de Leitura como recomendação de leitura para o 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

“O Ódio que Semeias” de Angie Thomas

Créditos: DR

Angie Thomas conta a história de Starr, uma adolescente de 16 anos que se vê dividida entre dois mundos: o bairro problemático e habitado por negros como ela, e a escola que frequenta situada numa zona residencial elegante habitada por brancos. Embora pareça tudo equilibrado, o seu melhor amigo Khalil é morto com um tiro disparado por um polícia. Starr é a única testemunha.

Este é um romance maravilhoso sobre o movimento Black Lives Matter, sobre a discriminação e sobre a violência.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.