Os livros mais bem classificados no Goodreads – Romance

Na categoria de romance contam-se com obras de autores como Kathryn Stockett, Kristin Hannah e Alice Walker.

Com mais de 90 milhões de membros inscritos na plataforma, a Goodreads conta com mais de 2.3 biliões de livros revistos e classificados. Esta tornou-se numa das primeiras plataformas de pesquisa quando qualquer leitor necessita de recomendações de leitura.

O romance é um dos géneros literários que nos faz sonhar e aquele que mais leitores tem vindo a adquirir. É também o género com mais classificações na Goodreads.

“As Serviçais” de Kathryn Stockett

Créditos: DR

1962, Mississippi. Skeeter regressa da universidade, mas parece que a mãe apenas lhe dará descanso quando vir a filha com uma aliança no dedo. Aibileen é uma criada negra: uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Uma nova senhora chega à cidade e os caminhos destas três personagens irá cruzar-se. Juntas, vão mudar a cidade e as vidas de todas as mulheres, quer sejam criadas quer sejam senhoras.

Neste romance, Kathryn Stockett aborda o tema do racismo nos Estados Unidos da América, após a abolição da escravatura, ao contar histórias de violência e desigualdade. Contudo, passa uma mensagem extraordinária de esperança, com um rasgo de humor.

“O Rouxinol” de Kristin Hannah

Créditos: DR

Com a chegada dos nazis a França, Vianne vê o seu marido partir para guerra e a sua casa a ser reclamada por um capitão alemão, obrigando-a a viver com o inimigo. Já a sua irmã, Isabelle, é uma jovem de dezoito anos, que procura ter um objetivo de vida. Isabelle apaixona-se; porém, é traída e acaba por se juntar à Resistência.

Kristin Hannah conta o que foi a guerra para as mulheres, uma parte da história muitas vezes esquecida. Duas irmãs separadas pelos ideais e pelas circunstâncias, mas que lutam, cada uma à sua maneira, pela sobrevivência e pela liberdade.

“A Cor Púrpura” de Alice Walker

Créditos: DR

Um livro fascinante sobre a violência doméstica a que as mulheres negras estavam sujeitas no início do século XX e a escravatura. Este é um retrato de um mundo cruel, mas que nos faz refletir sobre o amor, o ódio e o poder.

Mais do que um romance com personagens extraordinárias, esta é uma história marcada pelas desigualdades de género, etnias e classes sociais.