Os livros mais bem classificados no Goodreads – Romance

Na categoria de romance contam-se com obras de autores como R. J. Palacio, Markus Zusak e Khaled Hosseini.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: , , ,
Créditos: Pixabay

Com mais de 90 milhões de membros inscritos na plataforma, a Goodreads conta com mais de 2.3 biliões de livros revistos e classificados. Esta tornou-se numa das primeiras plataformas de pesquisa quando qualquer leitor necessita de recomendações de leitura.

O romance é um dos géneros literários que nos faz sonhar e aquele que mais leitores tem vindo a adquirir. É também o género com mais classificações na Goodreads.

“Wonder” de R. J. Palacio

Créditos: DR

“Wonder” conta a história de August, um menino que nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Ao nascer, os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas não podiam estar mais enganados. É com 10 anos que August enfrenta o seu maior desafio: ir à escola. A partir daqui, vemos desenrolar-se os desafios que August e a sua família enfrentam.

Esta história é contada a várias vozes, mostrando as dificuldades que qualquer criança tem de enfrentar na escola, em especial uma criança com uma terrível deformação. Este é um livro que nos ensina sobre a importância da família e o milagre que é a vida.

“A Rapariga que Roubava Livros” de Markus Zusak

Créditos: DR

A morte é o narrador desta história, levando-nos a viajar até à Alemanha durante a segunda guerra mundial, sendo a responsável pela recolha de almas, vítimas do conflito. A morte cruza-se duas vezes com Liesel, uma menina de nove anos, entregue para adoção e que se apercebeu dos efeitos devastadores da guerra no funeral do seu irmão mais novo. Foi nesta altura que Liesel roubou o seu primeiro livro, apaixonando-se imediatamente por livros, que a ajudarão a superar dificuldades. Liesel não sabe ler, mas o pai irá ajudá-la e ao longo dos anos esta menina dedica-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte.

Zusak mostra como os livros podem trazer significado à existência de cada um, através deste livro soberbo e original. Um livro sobre o amor pela literatura e sobre o terror da guerra.

“A Rapariga que Roubava Livros” pertence ao Plano Nacional de Leitura como leitura recomendada para o 9º ano de escolaridade.

“Mil Sóis Resplandecentes” de Khaled Hosseini

Créditos: DR

A obra conta os acontecimentos passados nos últimos trinta anos no Afeganistão, relatados através da história de duas mulheres afegãs. Estas mulheres são casadas com o mesmo homem, e estão unidas tanto pela amizade como pela dor que sentem ao sofrerem abusos, dentro e fora de casa. Estas duas personagens sofrem às mãos do machismo e da violência política durante o regime taliban. Porém, e embora partilhem de uma vida igual em sofrimento, são separadas pela idade e pelas aspirações de vida.

Um livro sobre como a amizade e o amor derrotam o poder excessivo e a impunidade.

Por Catarina Duarte Alves

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Catarina Alves é uma apaixonada por livros e, atualmente, trabalha como livreira numa cadeia nacional.