Vota em segurança. Sabe que medidas tomar em tempos de COVID-19

As eleições presidenciais são já este domingo. Sabe o que fazer para estares em segurança em tempos de pandemia.

Publicado em Categorizado como Novidades Etiquetas: ,
Créditos: Unsplash

As eleições presidenciais são já este domingo, 24 de janeiro, e, para aqueles que não reivindicaram o seu direito de votar antecipadamente, podem restar ainda algumas dúvidas. É certo que as filas e alguma falta de distanciamento nas mesas de voto pode não ajudar, mas há sempre medidas de segurança e higiene que podes garantir. Não deixes de votar, o País precisa de ti! É um direito e um dever.

1 – Usar máscara de forma adequada

A primeira medida que deves ter em conta e, claro, que é obrigatória para todos os cidadãos que pretendam votar, é usar máscara corretamente no dia de voto. A máscara não deve ser colocada na cabeça, o nariz não deve ficar de fora nem pode ser colocada de qualquer forma. A máscara é a principal segurança que temos para evitar que sejamos infetados pela COVID-19. Deve ser colocada a tapar o nariz, boca e queixo, conforme podes ver na imagem.

Créditos: Unsplash

2 – Manter a distância de segurança

Esta é uma outra medida com a qual tens de te preocupar no dia do voto e, em geral, nos outros dias. Só garantindo uma distância de cerca de dois metros é que podemos permanecer em segurança caso alguém esteja infetado com o novo coronavírus e não nos transmita. Lembra-te, mesmo que as filas sejam extensas, consegues sempre manter dois passos atrás e à frente de distância.

3 – Desinfeta as mãos

A outra medida que temos adotado no nosso quotidiano é a desinfeção frequente das mãos. No dia do voto, deves fazê-lo antes e depois de votares. Se achares necessário, podes também fazê-lo enquanto esperas na fila, para que também outras pessoas percebam que esta é uma das medidas mais importantes na hora de votar.

4 – Usa a tua caneta

Apesar de haver canetas suficientes e desinfetadas para quem precisar de usar na hora do voto, podes sempre levar a tua. Assim, garantes que só tu a usaste e não corres o risco de ser infetado pela COVID-19. Se és daquelas pessoas mais desconfiadas ou não sabendo da qualidade da desinfeção das canetas que estão na mesa, esta é a solução ideal.

5 – Desinfeta o cartão do cidadão

Quando te diriges à mesa de voto, um dos membros da mesa vai segurar no teu cartão de cidadão para que possa encontrar o teu nome na lista. Por isso, é importante que desinfestes o teu documento antes e depois de votar. Não sabes se aquela pessoa esteve em contacto com alguém infetado com COVID-19, ou até tu.

Por Rúben Henriques

Licenciado em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Rúben Henriques tem também uma pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em alguns órgãos de comunicação social e, atualmente, é livreiro numa grande cadeia nacional.